Conheça as principais pragas urbanas, suas características e os métodos de controle mais eficazes
Necrobia rufipes
São pequenos besouros com tamanho em torno de 03 a 05 mm de comprimento, com coloração metálica azul-esverdeada. Alimentam-se de produtos armazenados como presunto, queijo, toucinho e outros produtos de origem animal.
SAIBA MAISBlattella germanica
Também conhecidas como Alemãzinha, os adultos são de coloração marrom amarelada, com duas faixas escuras longitudinais no pronoto. São pragas comuns em cozinhas, banheiros e áreas de preparo de alimentos, preferindo locais quentes e úmidos.
SAIBA MAISRattus norvegicus
É o roedor urbano de maior porte, onde o macho adulto pode atingir até 500 gramas. Possuem hábitos noturnos e são excelentes nadadores. Vivem em tocas no solo, próximas a fontes de água e alimento.
SAIBA MAISPeriplaneta americana
Adultos são alados, de coloração marrom avermelhada com manchas amareladas no pronoto. Preferem locais escuros, úmidos e quentes, como esgotos, ralos e caixas de gordura. São excelentes voadoras.
SAIBA MAISRattus rattus
Trata-se de um roedor que pode pesar até 350 gramas e 20 cm de comprimento. São excelentes escaladores, preferindo habitar forros, sótãos e partes superiores de construções. Possuem hábitos noturnos e são muito ágeis.
SAIBA MAISMus musculus
É o menor dos roedores urbanos, com cerca de 10 a 12 cm de comprimento, pesando entre 12 a 30 gramas. Possuem hábitos noturnos e são muito curiosos. Vivem em pequenos grupos familiares e se reproduzem rapidamente.
SAIBA MAISMusca domestica
Adultos apresentam coloração acinzentada com faixas longitudinais mais escuras no tórax. São vetores mecânicos de diversas doenças, transportando microrganismos patogênicos em suas patas e corpo. Preferem locais com matéria orgânica em decomposição.
SAIBA MAISColumba livia
Trata-se de uma espécie exótica de origem europeia, introduzida no Brasil no século XVI. Vivem em grupos e se adaptaram muito bem ao ambiente urbano. Podem transmitir doenças através de suas fezes e penas, além de causar danos estruturais.
SAIBA MAISDescrição: As principais espécies de importância urbana são o Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da Febre Amarela, Zika e Chikungunya; o Culex quinquefasciatus (pernilongo comum) e o Anopheles spp. Todos se desenvolvem em água parada e podem transmitir doenças graves.
As principais espécies de importância urbana são o Aedes aegypti
SAIBA MAISDescrição: Destacam-se formigas urbanas do gênero Monomorium spp. e a espécie Tapinoma melanocephalum (formiga-fantasma). São pequenas, muito ativas e se alimentam principalmente de açúcares. Invadem residências e estabelecimentos comerciais em busca de alimento.
Destacam-se formigas urbanas do gênero Monomorium spp.
SAIBA MAISTityus sp
São animais de hábitos noturnos, predadores, se alimentando de insetos e pequenas aranhas. Possuem veneno neurotóxico que pode ser perigoso para humanos, especialmente crianças e idosos. Preferem locais escuros, úmidos e com entulhos.
SAIBA MAISCoptotermes gestroi
Vivem em grandes colônias com elevado poder de destruição. São encontradas em estruturas de madeira e podem causar sérios danos a edificações. Constroem túneis de terra para se moverem entre a colônia no solo e a fonte de alimento.
SAIBA MAISNossa equipe de especialistas está pronta para ajudar você a resolver o problema